Cine Mirueira

Curta a Prospecção

 

Mostra 02

A 2ª mostra do CINE MIRUEIRA - CURTA A PROSPECÇÃO aconteceu na sexta feira dia 29JAN21 e teve a participação de 14 pacientes que estão em tratamento de alcoolismo no Hospital Geral da Mirueira, Paulista/PE. A programação foi composta por CINCO curtas metragens do acervo do Programa Exibição de Cinema Social (PRECISO) através das inscrições feitas no CineCreed.

1. Bola para Seu Danau

Direção: Eduardo Souza Lima 

Duração: 06’25”

Sinopse: Cinco meses antes de Charles Miller, o técnico tecelão escocês Thomas Donohoe escalou uns colegas de trabalho da Fábrica de Tecidos Bangu para uma pelada, e deu o pontapé inicial do futebol brasileiro. 

2. Sessão Especial

Direção: Gabriela Queiroz 

Duração: 15’00” 

Sinopse: Um cinema itinerante dá a Rita oportunidade de assistir a um filme depois de anos. 

3. Pernas Para Voar

Direção: Ioná Dourado

Duração: 03’45”

Sinopse: Manuel, um cidadão boêmio que defende os negros fracos da região, é perseguido por policiais em ruas estreitas na escuridão da noite. Malandro, não tem medo de nada. Sem perder a ginga, desvia-se de obstáculos com a arte da capoeira e não imagina qual será o seu fim. É uma homenagem ao lendário capoeirista Besouro Mangagá. 

4. Animais

Direção: Guilherme Alvernaz

Duração: 12’00” 

Sinopse: Em uma experiência visual de animação, seres humanos se movem como animais em uma jornada pela sobrevivência. Sob a rígida lei da selva, cada um procura defender como pode seu bem mais precioso, a vida. 

5. A Gota D´agua - Transtornos de Um Ser Humano

Direção: Bruno Rafahell 

Duração: 05’05” 

Sinopse: Um ser humano pobre e com problemas e transtornos físicos mentais e financeiros, lutando para se livrar de si mesmo e de suas armadilhas mentais. 

Após a exibição, os filmes Animais e A Gota D'Agua - Transtornos de Um ser humano receberam 9 votos e a escolha do melhor curta da mostra ficou empatada.

Finda a escolha, SEIS dos 14 pacientes presentes à mostra manifestaram suas opiniões acerca do evento através de prospecção oral (4) e escrita (2). 

A surpresa nesta atividade foi um dos pacientes ter manifestado interesse em realizar um documentário com depoimentos de todos os demais pacientes, algo que foi interpretado pela coordenadora do projeto, psicóloga Juliana Pinheiro, como uma resposta positiva do CMCP no tratamento do alcoolismo.

 

Imagens

 

  

 

Vídeos do Evento