A Mostra Círculo Carolina Maria de Jesus, parceria do Sistema PRECISO de Comunicação e o Coletivo Beco Cultural, foi realizada no dia 15SET21, no antigo Centro Social Urbano do bairro de Ouro Preto, Olinda/PEAntes da exibição dos CINCO CURTAS o Grupo de Estudo Musical de Olinda (GEMO) fez o lançamento da música DESVAIRANDO, de Isaac Sete Cordas com arranjo do maestro Zildemar Félix, doada para ser tema do CINE COLETIVO BECO CULTURAL. A apresentação musical do GEMO continuou com frevo, maracatu, samba, ciranda, além de “ASSIM FALOU ZARATHUSTRA” do filme UMA ODISSEIA NO ESPAÇO.

Programação dos Filmes

Outra Etapa
Direção: Rachel Hidalgo
Duração: 15’05
Sinopse: Cinco mulheres atletas que, em meio a suas carreiras na luta, no fisiculturismo e no levantamento de peso, tentam equilibrar o esporte com o desejo de ser mãe.

Carroça 21
Direção: Gustavo Pera
Duração: 11’48”
Sinopse: Maura, é mulher, mãe de 7 filhos e catadora de materiais recicláveis na maior cidade da América Latina. Enquanto ela trabalha duro para se manter, tem que lidar com preconceito, invisibilidade e a ignorância de quem não reconhece o valor e a importante função do catador.

Sair do Armário
Direção: Marina Pontes
Duração: 03’15”
Sinopse: “Eu penso todo o tempo que se tivesse nascido muda, ou se tivesse mantido juramento de silêncio toda a minha vida, teria sofrido igual e igualmente morreria” Audre Lorde.

11 Minutos
Direção: Hilda Lopes Pontes
Duração: 17’20”
Sinopse: história de parte do cotidiano de uma mulher que precisará pegar um táxi para chegar em seu destino. É noite. Uma mulher precisa ir ao aeroporto. No caminho, somente obstáculos. O que para os homens parece um simples percurso do cotidiano, para as mulheres isso têm outro significado: o medo de não chegar viva no trajeto final ou de sofrer inúmeras violações. O curta “Onze Minutos” aborda temas como assédio, cultura do estupro e feminicídio .

Cão Maior
Direção: Marcelo Leme
Duração: 11’20”
Sinopse: A obra conta a história de uma jovem apaixonada por estrelas que, desde muito nova, refugiou-se em um mundo imaginário para escapar de sua realidade opressiva.

Em seguida foi realizada a escolha do MELHOR FILME da mostra e, com mesmo número de votos, ficaram empatados SAIR do ARMÁRIO, de Marina Pontes, e 11 Minutos, de Hilda Lopes Pontes.
Concluída a votação aconteceu a ATIVIDADE PROSPECÇÃO ORAL, momento em que 10 mulheres presentes ao evento manifestaram pontos de vistas em relação a todos os filmes exibidos.

Cédula de Votação

Vídeos